Voltar
Title News
Dicas

5 dicas para melhorar suas chamadas de vídeo

O período de pandemia fez com que as pessoas explorassem os recursos tecnológicos para manter os relacionamentos sociais e profissionais. As chamadas de vídeo via computador ou smartphones se mostraram formas eficientes para manter a proximidade, mesmo com as pessoas a quilômetros de distância, além de serem extremamente úteis para reuniões de trabalho, aulas online ou um simples bate-papo entre amigos.

Independente do aplicativo escolhido para essa função, existem algumas dicas que valem a pena serem seguidas para melhorar a qualidade de transmissão durante as chamadas. Confira:

1. ENCONTRE O LUGAR IDEAL: Antes de sequer ligar a câmera, você precisa encontrar na sua casa o lugar perfeito para fazer a videochamada. Esse ambiente deve ser silencioso, confortável e de preferência bem iluminado. Atenção também para o plano de fundo, a recomendação é que seja uma parede clara e limpa, sem muitos objetos decorativos ou elementos vibrantes que tirem o foco de quem está te vendo.

2. ACENDA A LUZ: A iluminação faz toda a diferença durante as chamadas de vídeo e ela precisa estar na medida certa. Luz demais te fará parecer um fantasma e luz de menos te transformará em um vulto assustador. Reserve alguns minutos para testar algumas possibilidades, garanta que o ambiente ao fundo esteja iluminado, mas não o suficiente para tirar a atenção de você. Além disso, ter uma suave luz no seu rosto realçará a sua aparência, podendo inclusive disfarçar algumas rugas de expressão (fica dica!). Utilizar iluminadores de LED, como Ring Light, pode resolver o problema de iluminação de forma eficiente.

3. TESTE SUA CÂMERA E MICROFONE: Sempre antes de iniciar uma videochamada, verifique se a sua câmera está bem posicionada e se o microfone está funcionando. Alguns aplicativos, tanto no celular quanto no computador, permitem que você faça o teste dos dispositivos para checar se está tudo funcionando corretamente.

4. A INTERNET PODE SER UMA VILÃ: Mesmo seguindo todas as dicas anteriores, você pode se deparar com o problema de variação na velocidade da sua internet. Vários dispositivos conectados e funcionando ao mesmo tempo podem derrubar a velocidade e resultar em chamadas de vídeo com imagem travando e som atrasado. Se antes de começar a videochamada você perceber que a sua internet já está lenta, feche todos os navegadores, programas e tente deixar apenas o aplicativo da chamada funcionando. Se ainda assim não resolver, às vezes a solução é deixar a câmera desligada ou verificar nas configurações se é possível reduzir a qualidade da imagem dela para que a sua internet tenha que transmitir menos dados.

5. TENTE TER O CONTROLE DO UNIVERSO AO SEU REDOR: Fique atento a animais de estimação, crianças, aparelhos eletrônicos ou qualquer outra coisa que possa causar interferência em sua videochamada. Infelizmente, não são todas as situações que conseguiremos controlar, ainda mais quando falamos de barulhos externos como trânsito, obras no vizinho, entre outros. Porém, pelo menos dentro do seu ambiente, tente manter as interferências sob controle para evitar distrações.


Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia nossa política de cookies e privacidade.