Voltar
Title News
Dicas

Burnout no ambiente de trabalho: como identificar e o que fazer

A síndrome de Burnout é um distúrbio psíquico causado pela exaustão extrema, que ocorre principalmente pelo acúmulo excessivo de trabalho, estresse e tensão emocional. Também conhecida como “síndrome do esgotamento profissional”, o problema tem afetado cada vez mais profissionais de diferentes áreas, principalmente aqueles que trabalham sob pressão constante.

Mas como gestores e líderes podem identificar que o colaborador de uma empresa apresenta sintomas de Burnout? A Verocard lista 4 sinais típicos da síndrome e dá dicas de como agir para evitar o problema.

1. Aumento de faltas no trabalho

O absenteísmo de colaboradores, quando ocorre sem aviso, é sinal de que algo pode estar errado. Quando as faltas deixam de ser pontuais, isso pode ser um sinal de Burnout. O primeiro passo de um gestor é conversar com o colaborador para entender a mudança de comportamento e oferecer ajuda. No caso das faltas ocorrerem por algum problema interno de trabalho, é papel do líder encontrar uma solução. Uma possível saída é criar um plano de ação para aliviar a sensação de exaustão ou esgotamento do colaborador, como reajustar horas ou realocar o volume de tarefas.

2. Queda no engajamento

Um dos sinais de esgotamento de um colaborador é a perda do engajamento e do interesse no trabalho. Incentivar o colaborador a focar em seus objetivos de carreira e oferecer ferramentas para que ele trace seu caminho para chegar lá é uma boa alternativa para retomar seu interesse e, consequentemente, seu desempenho no trabalho.

3. Reações explosivas

Reagir de forma ríspida com colegas, gritar ou mesmo demonstrar uma sensibilidade exagerada a críticas significa que o indivíduo está sob altos níveis de estresse e a um passo do diagnóstico de Burnout. Incentivar o colaborador a comunicar frustrações a seus superiores é uma forma de evitar que esse tipo de coisa aconteça.

4. Críticas excessivas sobre gestão do tempo

Quando um colaborador reclama constantemente que não tem tempo hábil para executar todas as tarefas que lhe são impostas, talvez ele realmente esteja enfrentando um cenário de acúmulo de tarefas. A medida mais simples para amenizar tal problema é distribuir parte das tarefas com membros da equipe que desempenham a mesma função. Caso o gestor considere que não há excesso de trabalho, é mais provável que o colaborador esteja com problemas para gerir o tempo. A sensação de sobrecarga também é um sinal de Burnout. Uma possível saída para evitar a sobrecarga é oferecer treinamentos focados no desenvolvimento de habilidades de gestão do tempo.


Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia nossa política de cookies e privacidade.