Voltar
Title News
Dicas

O Poder do Gengibre

Você não vai acreditar quando ler! O sabor apetitoso do gengibre é só um detalhe dessa especiaria que é uma das mais saudáveis do mundo. Vindo do oriente, ele já é usado para fins medicinais por 2 milênios, em diversos lugares do mundo. Atualmente, cada vez mais conhecido por seus benefícios, vem sendo usado como tempero e outros usos diversos. Veja aqui os melhores jeitos de usar a raiz do gengibre para a sua saúde.

1. Luta contra o câncer

Você sabia que a cada ano mais de 12,7 milhões de pessoas no mundo são diagnosticadas com câncer e 7,6 milhões de pessoas morrem vítimas dessa doença? Por enquanto o diagnóstico precoce e a prevenção são os melhores remédios. Incluir o gengibre na rotina alimentar é uma ótima recomendação preventiva. Estudos comprovaram que o gengibre incluído diariamente à alimentação pode ajudar contra vários tipos de câncer, como de mama, próstata, cólon, pancreático, pele, pulmão…

As pesquisas descobriram que o gengibre tem uma substância chamada 6-gingerol que é anticancerígena, altamente encontrado em gengibre cru. Essa substância também combate bactérias, inflamações e tumores. Ou seja: só faz bem a quem ingere!

Para prevenir que novas células cancerígenas se formem, o gengibre deve ser incluído na sua dieta. Estudos também comprovaram que ele ajuda a diminuir os efeitos colaterais da quimioterapia, como as náuseas. Então, o gengibre é o melhor amigo para lutar contra o câncer e as mazelas do tratamento desta doença.

2. Protege contra a doença de Alzheimer

Uma das mais temidas doenças é o mal de Alzheimer, uma doença que afeta nosso sistema nervoso central, degenerando-o progressivamente. Essa doença é a mais comum dentre as causadoras de demência em pessoas com mais de 65 anos, representando entre 60% e 70% do total em todo o mundo. É uma preocupação constante dentre as pessoas que têm parentes que sofrem dessa doença – de virem a se tornar vítimas dela algum dia. Se isso te preocupa, recomenda-se que você coloque um pouco a mais de gengibre em sua dieta diária, pois ele pode te ajudar.

Com o gengibre na sua alimentação, há uma diminuição das perdas de células cerebrais, causadora da doença de Alzheimer. Há, ainda, estudos feitos em animais que comprovam que os compostos encontrados no gengibre ajudam a lutar contra inflamações menores que podem ocorrer no cérebro. Há indícios de que ele também ajuda contra a diminuição da atividade cerebral em decorrência da idade.

Alguns estudos com mulheres de meia idade trouxeram resultados impressionantes. Dividiram as mulheres em dois grupos, um recebeu gengibre e o outro recebeu um placebo. As mulheres que receberam gengibre tiveram uma melhora considerável em sua memória em comparação com as que receberam o placebo.

3. Auxilia contra a síndrome o Intestino irritável

A síndrome do intestino irritável é uma das doenças gastrointestinais mais comuns, afetando em torno de 10% a 20% da população brasileira. Existem vários tipos e os sintomas mais comuns são: constipação, cólica, gases, inchaço, muco nas fezes. O gengibre também ajuda às pessoas que sofrem dessa síndrome, aliviando e relaxando o intestino para que o paciente possa ter uma vida normal.

6. Acelera a perda de peso

Para conseguir mais saúde, emagrecer é sempre uma boa ideia. O excesso de peso tem vários agravantes como AVC, colesterol alto, pressão alta, diabetes, ataques cardíacos e até mesmo alguns problemas de câncer. O gengibre também pode ajudar a emagrecer quando presente em sua dieta diária.

Bastante encontrado em suplementes de queimar gordura, o gengibre é natural e não tem nenhum efeito colateral. Ele acelera seu metabolismo para perda de calorias mais rápida e também pode ajudar na sensação de saciedade, fazendo com que você coma menos.

7. Reduz a sensação de fome

O gengibre traz uma sensação de saciedade, diminuindo sua fome e até reduzindo a quantidade de calorias que você come por dia. Em 2012, uma pesquisa deixou comprovado que é possível reduzir a sensação de fome por até 6 horas após a ingestão de chá de gengibre.

8. Equilibra o açúcar no sangue

Uma série de pesquisas em torno do controle do açúcar no sangue está colocando o gengibre como uma das melhores soluções para equilibrar os níveis de glicemia, que são primordiais na perda ou no ganho de peso e também na produção (ou na falta de) energia ao longo do dia. Um pouco de tontura ou moleza pode ser uma alteração do nível de açúcar no sangue e adicionar gengibre ao seu almoço diário pode ajudar a estabilizar sua energia e manter o foco em suas tarefas. Ele ajuda com a produção de energia e pode substituir alguns energéticos.

9. Abranda o cansaço dos músculos

Sabe aquela dorzinha desconfortável que sentimos após malharmos? A melhor maneira de ajudar a recuperação muscular a ser mais rápida é ingerir gengibre. Há estudos que comprovam que quem tem gengibre em sua alimentação acaba tendo uma redução considerável do tempo de recuperação muscular e consegue malhar mais. E, claro, quanto mais se malha, mais massa saudável você tem e isso ajuda bastante na perda de peso de forma saudável e na queima de calorias durante os exercícios.

10. Melhora a absorção dos nutrientes

Quando você faz uma refeição saudável, é muito provável que seu corpo não absorva todos os nutrientes benéficos e você nem nota que isso acontece. Então, as vezes, você faz mais esforço para se alimentar melhor mas nem está conseguindo aproveitar tudo. A absorção dos nutrientes de uma alimentação fica entre 10% e 90%, o restante das vitaminas e minerais se perde.

Se você quer melhorar sua saúde e alimentação, o gengibre pode te ajudar a absorver mais nutrientes nessas refeições, o que ajuda ao seu corpo a se sentir satisfeito e a deixar a balança da queima de calorias funcionando perfeitamente.

11. Controla o enjoo matinal

Mulheres grávidas que sofrem bastante com o enjoo matinal do inicio da gravidez podem utilizar o gengibre para minimizar esses efeitos e ter uma vida mais saudável. O gengibre serve como um calmante e diminui o sofrimento da grávida. Testado em comparação a placebos, o gengibre diminuiu consideravelmente os sintomas do enjoo matinal.

12. Melhora as dores de artrite 

  O gengibre também é um ótimo anti-inflamatório natural e pode ajudar a diminuir as dores de diversos problemas inflamatórios e doenças de base inflamatória, incluindo a artrite, que afeta milhões de brasileiros atualmente. Além de controlar a inflamação, o gengibre também consegue aliviar a dor desses pacientes.

13. Combate doenças respiratórias

Com 6,4 milhões de brasileiros afetados pela asma, doença que fecha as vias respiratórias e dificulta a respiração, é comum o número de pesquisas sobre como diminuir os efeitos dessa doença ser bastante alto. O gengibre, que ajuda contra inflamações, pode abrir as vias aéreas e facilitar a vida desses pacientes.

Atenção: os médicos informam que o gengibre não é a cura da asma e que não vai resolver a asma sozinho, mas ele pode ser utilizado para ajudar a melhorar ou potencializar outras medicações. 

14. Melhora a circulação sanguínea 

O gengibre melhora a circulação geral, ajudando o sangue a limpar impurezas e gerando uma sensação calorosa no corpo, como se confortasse a pessoa por inteiro. Além de seus benefícios em deixar o sangue magro, o chá de gengibre também é ótimo para dias frios.

15. Cura a hipotermia

Se algum dia você ou alguém que você conhece estiver sofrendo por hipotermia, o chá de gengibre é ótimo para ajudar a acelerar a recuperação, devido a seus benefícios na circulação sanguínea e à sensação de calor que ele provoca no corpo quando é tomado. O gengibre também ajudará a recuperar as áreas do corpo que podem ter sido afetadas com o congelamento e nem precisa beber tanto para obter o melhor resultado: 8 xícaras de chá em um dia já conseguem fazer com que você melhore.

16. Diminui o enjoo nos transportes 

 Milhões de pessoas sofrem ao se deslocar de um lugar para o outro por meios de transporte como carros, ônibus, barcas… Tudo isso por conta do enjoo provocado pela movimentação. O consumo de um pouco de gengibre pode te ajudar a controlar esse tipo de enjoo, é só comer um pouco antes de embarcar. A ingestão dessa raiz funciona tão bem quanto tomar uma medicação para enjoo e diminui todos os sintomas dessa sensação incômoda ao se deslocar, como tonturas, náuseas, suores e vômitos. 

17. Serve de analgésico contra qualquer tipo de dor 

Esqueça aquela caixinha de remédios para dor de cabeça, o gengibre também pode te ajudar com contra qualquer tipo de dor, sendo um maravilhoso analgésico que, além de todos seus benefícios contra as dores, ainda é natural! Ele trata inflamações e diminui as dores em um nível hormonal. Se você tomar uma xícara de chá de gengibre ao acordar, já conseguirá sentir as melhoras que ele te proporcionará em seu dia-a-dia.

18. Diminui a sinusite 

É só mudar o tempo para você começar a sofrer com as dores da sinusite? Já está cansado de pegar receitas e atestados e tomar remédios e mais remédios para tentar se livrar dessa doença? Pois então, existe um ingrediente no gengibre que faz milagres contra a sinusite, ajudando a desobstruir as vias nasais e ajudando na drenagem dos mucos. E só é necessário tomar uma boa xícara de chá quente de gengibre para conseguir todos se livrar da sinusite sem o uso de medicamentos e efeitos colaterais desagradáveis.

19. Melhora seu hálito 

Se o alho é o vilão do bom hálito, o gengibre que se encaixa como o grande herói nesse quesito. Se você comer um pouco de gengibre ao final das refeições, ele limpará seu paladar e deixará sua boca com um hálito refrescante. Beber uma mistura de gengibre com água quente também pode ajudar a limpar sua boca e neutralizar o gosto ruim e o mal hálito, até mesmo após tomar um pouco de café.

20. Aumenta a libido 

Como o gengibre melhora a circulação do sangue, é claro que ele também pode servir como um ingrediente afrodisíaco e é conhecido por isso por milhares de anos. Sua ligação com a libido é bastante rápida e clara, como ele aquece o corpo, aquece a relação sexual também. Ele funciona para ambos os sexos, então o que você está esperando para dividir um pouquinho de gengibre com o seu parceiro?

21. Aumenta o sistema imunológico 

Você pega uma doença atrás da outra e está sempre lutando para ficar bem, mas, quando menos espera, você está doente de novo? Se você se identificou com isso, pode ser que seu sistema imunológico não seja dos melhores e sua alimentação pode ser de extrema importância para que ele melhore. Se você quer as defesas do seu corpo fortes e lutando contra o seu adoecimento, o gengibre é altamente recomendado pelos médicos, pois limpa seu sistema linfático, mata bactérias e libera toxinas.

22. Fortalece o corpo contra radiação nuclear 

É incrível como as propriedades do gengibre podem ser úteis para tantas coisas diversas, e esse é um caso bem curioso. Se você não trabalha em uma usina nuclear ou em áreas devastadas por desastres nucleares ou bombas, isso não é uma preocupação sua no momento, mas, para algumas pessoas, isso é primordial. O aumento do consumo diário de gengibre pode fortalecer o seu corpo contra essa energia tão prejudicial.

Depois dessa lista, você já sabe como o gengibre pode te ajudar a se proteger ou curar várias doenças, fortalecendo seu corpo e dando mais energia. Então, imagino que esteja animado para começar a ingerir mais gengibre em sua rotina, por isso vamos te ajudar a escolher o gengibre da melhor forma possível. Quando for fazer compras, se atente a esses detalhes: 

Se houverem manchas ou ele esteja desbotado, evite comprar; 

Gengibres grandes costumam estar mais velhos;

Ele deve estar firme, se estiver amolecido, não compre.

A melhor forma de consumir gengibre é através do chá, mas se quiser você pode colocá-lo em sua comida como tempero. Também há a opção de adquirir suplementos, mas lembre-se de escolher um que seja orgânico!

Fonte: https://deber.com.br/gengibre-melhorar-saude/