Voltar
Title News
Notícias

Novas tendências do mercado de trabalho

O mundo passou por anos fora da curva que impactaram as pessoas e os setores das mais diversas formas. A necessidade de se adaptar a nova realidade causou transformações em áreas como a do mercado de trabalho, que foi obrigado a romper suas fronteiras tradicionais e se aventurar por novos paradigmas.

No mundo das profissões, existem tendências que vêm ganhando força a cada dia desse novo cenário econômico. A experiência do home office durante os anos da pandemia espalhou as suas sementes em 2022, muitas áreas e empresas já adotaram esse modelo enquanto outras optaram pela experiência do modelo de trabalho híbrido, que mescla o formato presencial com home office.

A flexibilidade se tornou a palavra-chave do momento. Algumas empresas com visão mais focada no bem-estar e produtividade dos seus colaboradores já dão um passo além e fazem testes por um modelo de trabalho considerando uma semana com quatro dias úteis, uma tendência que vem sendo avaliada também em países como Reino Unido, Islândia e até Estados Unidos.

No quesito experiência profissional, as Soft Skills ainda serão importantes diferenciais e cada vez mais exigidas. Essas são as competências que você não inclui no seu currículo, são as aptidões mentais, emocionais e sociais que moldam o comportamento e modo de agir de um profissional. Dentre elas, podemos destacar as habilidades de: comunicação, trabalho em equipe, proatividade, empatia, liderança, pensamento crítico, atenção ao ouvir, gerenciamento de tempo, positividade e, uma das mais clássicas, a resiliência.

Mais em alta do que nunca, a habilidade de rápida adaptação e recuperação, conhecida como resiliência, tem sido vista como a chave para encarar momentos de mudanças. Com as incertezas do mundo, poder contar com um profissional que se adapte rapidamente às mais diversas situações é um verdadeiro trunfo, mantendo essa habilidade como um requisito cada vez mais exigido.


Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia nossa política de cookies e privacidade.