Voltar
Title News
Notícias

Previsão de trabalhos formais para 2022 é positiva, segundo pesquisas

De acordo com dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), embora os trabalhos informais ainda correspondam a mais da metade dos empregos no Brasil, pouco a pouco eles estão perdendo força para as contratações formais.

Atualmente, a informalidade é uma realidade para 54% dos trabalhadores brasileiros, mas esse número já chegou há 70% no início de 2021, consequência da pandemia de Covid-19, que abalou a economia mundial pelo segundo ano seguido em 2021.

A retomada gradual do comércio formal, apesar da economia, ajudou no movimento de queda de trabalhos informais. A previsão se mantém positiva mesmo 2022 sendo um ano eleitoral, período que cria estabilidades na economia pelas incertezas políticas.

Importante lembrar que o empregado formal conta com todos os direitos trabalhistas, como férias e 13º salário, enquanto que o informal vive com flexibilidade, mas sem qualquer estabilidade.

No meio disso, é importante que o profissional que esteja buscando explorar as crescentes oportunidades do mercado fique atento às principais tendências para esse ano. Uma delas é o modelo híbrido de trabalho, que já é uma realidade em grande parte das empresas.


Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia nossa política de cookies e privacidade.