Voltar
Title News
Dicas

Benefícios da ginástica laboral

A ginástica laboral é uma das grandes aliadas no combate à má postura corporal e a fadiga originada por esforços excessivos ou repetitivos no ambiente de trabalho.

O trabalho ininterrupto gera diversas consequências físicas ao empregado. Assim, para manter um bom ambiente de trabalho e reduzir o número de afastamento por problemas de saúde, as empresas podem proporcionar momentos de relaxamento e atividade físicas aos funcionários, através da Ginástica Laboral. Trata-se de uma série de exercícios praticados no local de trabalho, com o objetivo de proporcionar boas condições físicas e mentais à equipe. 

Existem dois tipos de Ginástica Laboral: a Preparatória, que é realizada antes ou nas primeiras horas do trabalho, composta por alongamentos, aumentando a circulação sanguínea, a viscosidade e lubrificação das articulações e tendões; e a Compensatória, realizada no meio da jornada de trabalho, como uma pausa, e é praticada para diminuir a fadiga e prevenir doenças ocupacionais crônicas. 

Os benefícios da adoção da ginástica laboral dentro do ambiente organizacional sejam em atividades de escritório ou industriais são evidentes como, por exemplo: 

– Prevenção de Doenças Laborais;
– Redução do sedentarismo;
– Melhora o Condicionamento Físico;
– Redução a fadiga;
– Combate tensões;
– Melhora a autoestima;
– Aumento da produtividade;
– Diminuição dos afastamentos;
– Melhoria na interação entre os colaboradores. 

O simples ato de participar das atividades propostas pela ginástica laboral diminuem drasticamente as chances de desenvolver as doenças mais comuns em ambientes de trabalho que são a LER (lesão por esforço repetitivo) e a DORT (distúrbio osteomuscular relacionado ao trabalho). 

Procure um profissional de educação física e proporcione mais qualidade de vida à sua equipe.

Fonte: Ambientec

Veja mais sobre Verocard.

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia nossa política de cookies e privacidade.