Voltar
Title News
Dicas

Café da manhã antes do exercício acelera o metabolismo, diz estudo

lguns pessoas consideram o café da manhã a refeição mais importante do dia e, para quem mantém uma rotina de exercícios, isso pode ser realmente verdade. Pesquisadores descobriram que o desjejum matinal antes de se exercitar pode “preparar” o corpo para a queima de calorias durante a atividade física, além de acelerar o metabolismo, o que melhora a digestão de alimentos ao longo do dia.

O estudo, publicado recentemente no periódico American Journal of Physiology: Endocrinology and Metabolism, descobriu que os carboidratos queimados durante o exercício não eram apenas o da primeira refeição como também os armazenados nos músculos (glicogênio muscular). Essa é a primeira pesquisa a examinar de que forma fazer a primeira refeição antes da atividade física matinal influencia nas respostas metabólicas pós-exercício. 

Alimenta-se 

Os pesquisadores da Universidade de Bath, na Inglaterra, recrutaram 12 homens saudáveis para analisar os efeitos do café da manhã ou do jejum antes de praticar exercício – neste caso, andar de bicicleta durante uma hora. Em teste de controle, alguns participantes tomaram café da manhã e descansaram por três horas e outros comeram duas horas antes do exercício. Após exercício ou descanso, foram realizados testes dos níveis de glicose no sangue e de glicogênio muscular.

A equipe notou que o café da manhã permitiu que o corpo queimasse mais calorias durante a prática esportiva, além de aumentar a taxa de metabolização de carboidratos armazenados em forma de glicogênio muscular. Segundo Rob Edinburgh, co-autor da pesquisa, essa reação pode explicar porque o gasto mais rápido do açúcar no sangue continuou mesmo depois do almoço.

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia nossa política de cookies e privacidade.