Voltar
Title News
Dicas

Diet x Light

Alimentos Light

Nos produtos alimentícios, o termo light refere-se à redução de um componente nutricional no alimento de, pelo menos 25% se comparado com o alimento tradicional, ou seja: se um biscoito diz ser light, ele deverá ter em sua formulação uma redução mínima de 25% em gorduras ou açúcar ou outro nutriente.

Em geral, este produto não é indicado para o tratamento de uma doença específica, como o Diabetes, mas pode ser utilizado por todas as pessoas que simplesmente queiram consumir menos calorias, já que os açúcares, gorduras e proteínas fornecem calorias ao organismo, e a redução de algum desses ingredientes irá reduzir o valor calórico total do produto. (Portaria 27 de 13/01/98 MS)


Alimentos Diet

Já o termo diet é empregado para designar alimentos que são considerados para fins especiais e aplicados em dietas específicas sob orientação médica ou de nutricionistas.

Por exemplo: o chocolate diet possui uma retirada de açúcares da sua formulação para atender a necessidade dietética do diabético de restrição de açúcar. Porém, com essa retirada, outros componentes ou nutrientes podem ser aumentados. Neste caso, geralmente o conteúdo de gordura do chocolate diet é maior, indicando que não poderá ser consumido por pessoas com alterações de gordura no sangue, as dislipidemias, mas usado especificamente para diabéticos, e nem por obesos, pois consequentemente o teor calórico é maior. (Portaria 29 de 13/01/98 MS)

O consumidor precisa estar sempre atento aos claims (tarjas indicativas no rótulo), que colocam os termos diet ou light, e ler atentamente a tabela de informação nutricional dos produtos, observando e comparando com os produtos tradicionais.


Devemos lembrar, portanto, que o produto light não é indicado para doença determinadas, o que pode comprometer o tratamento se for usado indevidamente. A orientação dietética é sempre oportuna para evitar riscos à saúde.


Me siga no Instagram: @leticiajatoba_nutri

Nutricionista Letícia Jatobá

CRN3-21973

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia nossa política de cookies e privacidade.