Voltar
Title News
Dicas

Fluxo de caixa: 5 passos para um controle eficiente de gastos

Administrar qualquer negócio é uma tarefa que demanda conhecimento em inúmeras áreas, principalmente a área financeira. Organizar o fluxo de caixa de uma empresa é imprescindível para a sobrevivência dela. Elementos como contas a receber, contas a pagar e possíveis dificuldades no caminho são a base da condução de qualquer fluxo de caixa de sucesso.

Não sabe por onde começar? Não se preocupe! A Verocard listou cinco passos para você aprender a organizar o fluxo de caixa do seu negócio. Confira:

1. Defina metas realistas

Visualizar onde você deseja estar financeiramente é o primeiro passo para a organização do fluxo de caixa. Anote suas metas financeiras de acordo com o que você acredita ser alcançável no momento. Mas não deixe de pensar em metas desafiadoras, também. Para esse tipo de metas, defina um tempo limite de execução e avalie pontos como compromissos financeiros futuros, obrigações de curto prazo, dívidas e ativos existentes e rendimento provável.

2. Analise o fluxo do seu capital

Gerencie toda a quantia que entra na empresa e verifique o que é gasto. Esse tipo de informação é importante na hora de tomada de decisões como investimentos, empréstimos, redução de custos e gastos.

3. Considere custos x receita

Entender o quanto você gasta e comparar esse valor com o quanto você tem de receita permite que você tenha noção sobre o seu potencial de economia. O ideal é minimizar os custos em relação a sua renda e, a partir daí, estabelecer um cálculo que permita a redução de dívidas e a geração de fluxo de caixa positivo.

4. Mantenha uma quantia em reserva

Déficits em caixa acontecem a qualquer momento, e a sobrevivência de qualquer empresa depende de como o empreendedor conseguirá lidar com esse tipo de problema. Manter uma reserva antes de começar qualquer negócio é o ideal para contornar essas deficiências. Tal reserva é conhecida como capital de giro, e irá auxiliá-lo a evitar que a organização financeira da empresa seja abalada.

5. Trabalhe com planilhas automatizadas de fluxo de caixa

Organizar o fluxo de caixa fica muito mais fácil com a utilização de planilhas. Automatizar tarefas e processos facilita o gerenciamento de dados, evitando perdas de cálculos e auxiliando na atualização de todo o tipo de controle. Também é possível projetar fluxos de caixa futuros com base em históricos de planilhas anteriores, o que significa economia de tempo e mais foco para a situação presente.

E aí, gostou das nossas dicas? Continue ligado em todas as notícias aqui, no blog da Verocard.


Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia nossa política de cookies e privacidade.