Voltar
Title News
Dicas

Folhas verdes reduzem o risco de perda de memória em até 10%

Você gosta de comer salada? Um estudo da Universidade de Chicago associou o consumo das folhas verdes com a saúde do nosso cérebro.

A pesquisa foi feita com 960 pessoas com idade entre 55 e 99 anos durante 10 anos. Um grupo comia folhas verdes com frequência e outro grupo não. Quem não consumia folhas verdes teve um resultado pior no teste de memória, um declínio cognitivo mais acentuado. 

O estudo concluiu que consumir folhas verdes duas vezes por dia diminui em até 10% a perda de memória. O segredo dessas folhas é a presença de vários nutrientes amigos da nossa memória, como a filoquinona, a luteína e o alfa-tocoferol.

O neurologista Ricardo Nitrini e a nutricionista Isabela Pimentel comentaram sobre o estudo e falaram sobre os benefícios das folhas verdes no Bem Estar desta segunda-feira (9).

Além dos nutrientes citados pelos pesquisadores, as folhas verdes são ricas em fibras com alta capacidade de serem utilizadas pelas bactérias do bem, ou seja, são fundamentais para a manutenção da microbiota intestinal. 

Veja o ranking das folhas: 

1. Espinafre e couve 

2. Escarola, chicória e brócolis

3. Alface (lisa, crespa), rúcula e agrião

4. Alface americana

O ideal é consumir até duas porções de verduras todos os dias. Cuidado com o exagero! O excesso de espinafre pode trazer problemas, por causa do oxalato.

Fonte: g1.globo.com/bemestar

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia nossa política de cookies e privacidade.