Voltar
Title News
Dicas

Obesidade

O que é Obesidade?

Obesidade é uma doença caracterizada pelo aumento do grau de armazenamento de gordura no organismo, deixando o nosso organismo inflamado, aumentando o risco de desenvolvimento de doenças cardiovasculares e diabetes, entre outros problemas de saúde. 

Como saber se está Obeso? 

O maior problema da obesidade é que uma doença que não percebemos que estamos desenvolvendo, só nos incomodamos quando o problema já está instalado!

Com uma conta simples é fácil de entender o porque aumenta tanto o número de obesos: se engordarmos 100g por semana em 1 mês iremos aumentar apenas 500g, mas isso é imperceptível, só que se eu aumentar esse 100g por semana todo mês, ao final de 1 ano já estarei com 6 kg a mais, ai as roupas já estarão apertadas e os problemas de saúde aparecendo!

Aprenda a identificar se tem o risco de desenvolver obesidade e comece o quanto antes a cuidar de sua saúde!

A forma mais simples de identificar se está obeso ou tem o risco de desenvolver obesidade é através do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC):

Índice de Massa Corporal (IMC) = Peso (kg) / Estatura² (m²)  

 IMC (Índice de Massa Corpórea)  

  Kg/m²       -       Classificação 

< 16,0            Magreza Grau III

16,0                16,9 Magreza Grau II

17,0                18,4 Magreza Grau I

18,5                24,9 Eutrofia

25,0                29,9 Sobrepeso

30,0                34,9 Obesidade Grau I

35,0                39,9 Obesidade Grau II

≥ 40,0            Obesidade Grau III

Como Tratar a Obesidade? 

A obesidade é uma doença adquirida por problemas metabólicos e comportamentais. Para tratá-la é necessário agir nesses 2 pontos:

Estratégias para mudar o Comportamento Alimentar 

Pense antes de decidir o que vai comer e se deve comer aquele determinado alimento: lembre-se que é melhor passar vontade de determinado alimento do que se sentir culpado por ter consumido sem ter necessidade. Depois que passar a fase da euforia vai se sentir orgulhoso por ter vencido mais uma tentação! 

Antes de se servir observe as opções de preparações que tem disponível, muitas vezes agimos por impulso e colocamos alimentos no prato que nem estávamos com vontade, mas depois que começamos a comer nem vamos perceber que comemos sem vontade.

Quando se sentir triste, nervoso, preocupado tente se distrair de alguma forma que te traga prazer, evite consumir alimentos que geram mais ansiedade e que podem te viciar como forma de compensar esses sentimentos, os doces e chocolates normalmente são os primeiros que temos vontade, mas seu consumo irá aumentar ainda mais a ansiedade pelo processo fisiológico que tem em nosso organismo, podendo levar a compulsão!

 Faça as refeições em ambientes calmos, não coma com pressa, tenha tempo para mastigar e saborear os alimentos, isso aumenta sua sensação de saciedade e lhe dará mais prazer mesmo com menor quantidade de alimentos.

NÃO FAÇA REGIME, FAÇA DIETA: regime significa restrição e isso pode ter um peso emocional muito grande, podendo fazer você desistir do processo de mudança de hábitos, enquanto que DIETA é um termo em latim que significa “modo de vida”, se começar pouco a pouco mudar seu comportamento, logo estará em dieta sem perceber, com isso chegará ao seu objetivo e o melhor conseguirá manter seus resultados de forma duradoura e consistente, sem o efeito sanfona! 

Estratégias para mudar o Metabolismo

Reduza o consumo de alimentos que podem inflamar seu organismo, como: frituras, gorduras, açúcar, refrigerante, embutidos, enlatado e a maioria dos produtos industrializados.

Aumente o consumo de nutrientes: verduras, legumes e frutas auxiliam no emagrecimento não só porque têm menor teor calórico, mas sim por conter grande quantidade de vitaminas, minerais e fibras, com isso tem uma ação antioxidante que auxilia no processo antiinflamatório.

Aumente o consumo de água: a água além de ser essencial para a hidratação do nosso corpo, também participa da maioria dos processos metabólicos, dentre eles o de queima de gordura.

Substitua os alimentos refinados pelos integrais: os alimentos integrais na maioria das vezes possuem um valor calórico até maior que o refinado, portanto seu benefício no emagrecimento é por manter os nutrientes que irão ajudar no processo metabólico de queima de gordura e por conter maior teor de fibras aumenta a saciedade e melhora a função intestinal.

SEJA MAIS ATIVO: se movimente, qualquer exercício pode ajuda no emagrecimento, não apenas por aumentar o gasto calórico, mas pela produção de hormônios que dão mais saciedade, melhora ansiedade e dão sensação de bem-estar, naturalmente irá auxiliar na redução de consumo daqueles alimentos que viciam.

Por: Nutricionista Letícia Jatobá Clemente CRN-3 21973

Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia nossa política de cookies e privacidade.