R$ saldo disponível em
Gerar PDF

R$
Voltar
Title News
Dicas

10 passos para uma alimentação saudável

Alimentar-se de forma saudável é primordial para o bem-estar e para a preservação de doenças como diabetes, hipertensão, doenças cardíacas e obesidade. A adoção de hábitos diários na hora da escolha e preparação dos alimentos fazem a diferença na preservação da saúde. Pensando nisso, a Verocard separou 10 passos para uma alimentação mais saudável. Confira e comece a mudar também.

1. Consuma alimentos integrais

Os alimentos integrais são ricos em nutrientes e uma ótima opção para manter os níveis de glicemia (açúcar no sangue) equilibrados. Produtos como arroz integral, por exemplo, possuem fibras que auxiliam no melhor funcionamento do intestino, no controle do colesterol e na saciedade.

2. Priorize frutas e hortaliças na dieta

Legumes, verduras e frutas são fontes ricas em vitaminas, minerais e fibras. Além disso, são alimentos que possuem inúmeras substâncias oxidantes, que protegem as células.

3. Beba água

A ingestão de líquidos é fundamental para o transporte de nutrientes no organismo. Observe a cor da urina para saber o quanto você está hidratado: quanto mais clara, melhor.

4. Evite alimentos refinados

Quando falamos de alimentos “brancos” (arroz, pão, trigo, açúcar), estamos falando de alimentos que não contém mais a película de nutrientes que existia em sua forma integral. Todo alimento branco passa por um processo químico onde várias substâncias químicas prejudiciais ao organismo são adicionadas. Alimentos refinados não alimentam as bactérias “boas” no intestino, o que pode desequilibrar a flora intestinal.

5. Fuja dos industrializados

Alimentos industrializados, processados e embutidos possuem substâncias químicas que não são reconhecidas pelo nosso organismo, e demandam um trabalho excessivo do fígado e dos rins para eliminá-los.

6. Defina horários para as refeições

Alimentar-se em horários semelhantes faz com que o organismo mantenha um ritmo mais estável em relação a hormônios e nutrientes.

7. Curta cada refeição com calma  

Comer é também um ato de prazer. O organismo precisa de tempo para processar os alimentos, uma vez que metade das enzimas digestivas são secretadas por estímulos sensoriais que vão além do paladar.

8. Mastigue bem os alimentos

O processo de digestão começa pela boca. Por isso, mastigue bem os alimentos. A ansiedade na hora da refeição prejudica o controle da ingestão de alimentos, e muitas vezes acabamos comendo além do que realmente precisamos. Ao mastigar bem os alimentos, trabalhamos a ansiedade e promovemos a saciedade fisiológica.

9. Não ingira líquidos durante a refeição

O líquido prejudica a mastigação e atrapalha o processo digestivo. Por isso, prefira consumir líquidos 30 minutos antes ou 1 hora após as refeições principais.

10. Coma de três em três horas

Nosso organismo precisa de um aporte constante de carboidratos para funcionar. Quando ficamos muito tempo ser receber esse tipo de nutriente, ficamos indispostos e ainda corremos o risco de perder massa muscular. Adotar uma alimentação de três em três horas, além de solucionar o problema e aumentar o metabolismo, evita episódios de compulsão alimentar.


Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia nossa política de cookies e privacidade.
Consulte seu saldo Clique