R$ saldo disponível em
Gerar PDF

R$
Voltar
Title News
Dicas

COMO MANTER SUA ORGANIZAÇÃO FINANCEIRA

A educação financeira ensina as pessoas a terem um consumo consciente e sadio sobre os seus rendimentos. Ela vai além de apenas ensinar sobre a importância de economizar dinheiro, ajudando a priorizar os investimentos pessoais e refletir sobre como evitar gastos supérfluos e desnecessários.

Infelizmente, a falta de educação financeira na infância e adolescência acaba criando adultos que não sabem lidar muito bem com o dinheiro, o que a longo prazo pode gerar cada vez mais pessoas que podem acabar “trocando os pés pelas mãos” em situações que necessitam lidar com o controle financeiro. A Verocard organizou algumas dicas para você que busca ter mais domínio sobre a sua organização financeira pessoal, confira:

ELIMINE AS DÍVIDAS DA SUA VIDA: não tem como o seu dinheiro ter futuro se ele ainda está amarrado aos problemas do passado. Foque primeiramente em eliminar as suas dívidas com os credores, negocie os valores, faça uma proposta interessante, honre com esse acerto e, principalmente, evite ao máximo fazer novas dívidas desnecessárias.

TENHA UM FUNDO DE EMERGÊNCIA: imprevistos acontecem e muito mais do que a gente gostaria. Se comprometa a guardar um valor mínimo por mês para emergências. Reserve esse dinheiro em uma conta poupança e só mexa nele quando sentir que a situação está saindo do controle. Ao mesmo tempo, defina o que pode ser considerado uma emergência em sua vida: um cano estourado na sua residência que precisa ser consertado urgentemente, o reparo do seu veículo, um gasto com medicamentos. Tendo uma noção mínima, você conseguirá definir quanto deverá ter nesse Fundo de Emergência para que não sofra um grande impacto no seu orçamento mensal.

ORGANIZE TODAS AS SUAS CONTAS: coloque absolutamente TUDO em um papel, planilha ou até mesmo guardado em mensagem no celular. Organize tudo em 3 categorias, a de Despesas Essenciais (moradia, alimentação, água, luz, internet, transporte, saúde etc.), Compromissos Financeiros (pagamento de dívidas, parcelas, financiamentos ou outros investimentos) e, por fim, Estilo de Vida (academia, salão de beleza, cinema, restaurante, delivery etc.). Ao colocar tudo na ponta do lápis é que você tem uma noção real do quanto você gasta por mês e até quanto é possível economizar.

USE UM APLICATIVO DE CONTROLE FINANCEIRO: você não precisa fazer tudo isso sozinho. Hoje em dia a tecnologia está aí para ajudar nas mais diversas situações, inclusive no controle financeiro pessoal. Aplicativos como o Minhas Economias, Guiabolso, Minhas Finanças e Fortuno são só alguns exemplos das diversas opções disponíveis. Encontre aquele que você mais se adapte e que atenda suas necessidades.

TENHA UMA META PARA O FUTURO: por fim, não se esqueça que todos temos sonhos que queremos realizar e na grande maioria das vezes dependemos do dinheiro para isso. Focar nessas metas serve de estímulo para ajudar a economizar dinheiro. Em muitas situações você vai ver que poderá deixar de gastar naquela saidinha com os amigos para guardar esse dinheiro para fazer aquela tão sonhada viagem.


Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia nossa política de cookies e privacidade.
Consulte seu saldo Clique