Voltar
Title News
Dicas

5 tendências de aprendizado corporativo para 2021

A pandemia do novo coronavírus impactou diretamente o mundo corporativo em 2020, uma vez que modificou completamente a rotina de trabalho dos colaboradores. Questões como home office, antes distantes, exigiram ajustes e treinamentos por parte dos profissionais de empresas mundo afora. O mundo corporativo viu a necessidade de se reinventar para modernizar o treinamento de suas equipes. Confira 5 fortes tendências de aprendizados que devem ser adotados nas empresas a partir de 2021.

1 - Saúde mental e produtividade

A pandemia afetou tanto a produtividade quanto a saúde mental de muitos profissionais. Diante disso, cresceu também a demanda de cursos sobre gestão da ansiedade e gestão de tempo, de forma que grande parte das empresas devem passar a investir nesse tipo de treinamento.

2- Colaboração à distância

O isolamento social também transformou a comunicação e a troca de conhecimento entre funcionários de uma mesma empresa. A necessidade de manutenção de contato e do trabalho em equipe precisou de esforços, aumentando a demanda por habilidade de comunicação corporativa.

3- Gestão de dados

Quem pensa que data science é só para cientistas de dados está ultrapassado. É cada vez maior o número de profissionais de diversas áreas interessados em desenvolver habilidades como análise de dados e business intelligence (BI), por exemplo. Para se ter uma ideia, o consumo de cursos de Planilhas Google cresceu 858% em 2020 em relação ao ano anterior, segundo estudo da Udemy, marketplace de cursos online.

4- Papéis híbridos

Em um mundo cada vez mais ágil e digital, profissionais que exercem mais de uma especialidade têm se tornado algo comum nas empresas. Os papéis híbridos deixam de ser exceção e passam a ser algo amplamente procurado por gestores.

6- Segurança cibernética

Com a consolidação do modelo de trabalho em home office, o tema proteção de dados passou a ser uma grande questão para as equipes de TI, uma vez que os colaboradores deixaram de usar as redes seguras das empresas. Diante disso, o consumo de cursos de ethical hacking cresceu mais de 5000%, segundo relatório da Udemy, mostrando a importância de se treinar equipes para o tema.

Apesar da turbulência de 2020, as empresas têm a oportunidade de se desenvolver e contornar os percalços gerados desde o início da pandemia. Flexibilidade, aprimoramento das habilidades dos funcionários e fortalecimento da capacidade de aprendizado são alguns dos passos para tal desenvolvimento.


Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia nossa política de cookies e privacidade.