Voltar
Title News
Dicas

Conheça a metodologia 5S e melhore o desempenho da sua empresa

Criada no Japão após a Segunda Guerra Mundial, a metodologia 5S foi desenvolvida para assegurar a qualidade dos processos das empresas, a fim de oferecer produtos cada vez melhores aos seus clientes. Por isso, essa metodologia é mais que uma ferramenta, é uma filosofia que auxilia no funcionamento do seu negócio com disciplina e segurança nos processos, melhorando gestões e trazendo mais qualidade na entrega do seu serviço ou produto.

 Agora que você já entendeu o que é e para que serve essa metodologia, entenda o que são os 5S’s:

Seiri 

Vamos começar pelo Seiri ou Senso de Utilização, que consiste na utilização correta das ferramentas de trabalho e, principalmente, avaliar o que será ou não necessário, evitando o acúmulo de papéis, equipamentos eletrônicos ou qualquer outra ferramenta que esteja apenas ocupando espaço no seu ambiente de trabalho. Assim, você pode descartar aquilo que não será mais útil e dar espaço para o que realmente precisa.

Seiton 

Seiton é o Senso de Organização. Tudo que precisa ser bem feito exige organização, por isso o Seiton é de extrema importância para garantir um produto de qualidade. Então, mantenha-se organizado, tenha em sua mesa, ou ambiente de trabalho, apenas as ferramentas que realmente serão importantes para o bom desenvolvimento do seu serviço e o que não for utilizar guarde apenas para o momento que for necessário. Desta forma você se mantém organizado e garante mais produtividade.

Seiso 

O terceiro S é o Senso de Limpeza e possui o intuito de gerar essa consciência de higiene nos colaboradores, passando para cada um o hábito de organizar e limpar o próprio ambiente de trabalho, tornando a empresa em um lugar mais limpo e agradável. Geralmente as empresas já possuem funcionários autorizados para fazer a limpeza, porém é necessário tornar este um hábito comum entre todos.

Seiketsu 

Já deu pra perceber que os três primeiros S’s tem o intuito de promover uma “limpeza”, mudando a organização de diversos grupos e setores. Por isso, o Seiketsu que é o Senso de normalização, é onde padronizamos e tornamos os sensos Seiri, Seiton e Seiso um cotidiano, repetindo e fazendo valer os seus valores dia após dia.

Shitsuke 

A metodologia 5S é uma filosofia e como toda filosofia, ela precisa de disciplina e é exatamente isso que significa o Shitsuke, o Senso de Disciplina, que consiste em tornar os 5S’s um hábito, capacitando seus funcionários e estimulando esses novos valores a todos os colaboradores, transformando de vez a nova cultura da empresa. Faça também avaliações periódicas, assim você pode monitorar se a metodologia está sendo aplicada corretamente e que pontos podem melhorar para deixar ainda melhor.

Essa é uma metodologia muito utilizada em diversas empresas em todo o mundo, mas é necessário acompanhar de perto para que a filosofia se desenvolva corretamente, porém os resultados são excelentes e trazem grandes retornos. Então, que tal arregaçar as mangas e começar uma nova filosofia empreendedora? 


Este site utiliza cookies que salvam seu histórico de uso. Para saber mais, leia nossa política de cookies e privacidade.